Antigamente, por meio dos profetas, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras aos nossos antepassados, mas nestes últimos tempos ele nos falou por meio do seu Filho. Foi ele quem Deus escolheu para possuir todas as coisas e foi por meio dele que Deus criou o Universo. O Filho brilha com o brilho da glória de Deus e é a perfeita semelhança do próprio Deus. Ele sustenta o Universo com a sua palavra poderosa. E, depois de ter purificado os seres humanos dos seus pecados, sentou-se no céu, do lado direito de Deus, o Todo-Poderoso.
Portanto, fiquemos firmes na fé que anunciamos, pois temos um Grande Sacerdote poderoso, Jesus, o Filho de Deus, o qual entrou na própria presença de Deus. O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou. Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda.
Soli Deo gloria (Do Latim: Glória somente a Deus) é o princípio segundo o qual toda a glória é devida a Deus por si só, uma vez que salvação é efetuada exclusivamente através de sua vontade e ação. Não só o dom da expiação de Jesus na cruz, mas também o dom da fé, criada no coração do crente pelo Espírito Santo.
Os reformadores acreditavam que os seres humanos - mesmo santos canonizados pela Igreja Católica Romana, os papas, e as autoridades eclesiástica - não eram dignos da glória que lhes foi atribuída.
Sola gratia é um dos cinco solas propostos pelos reformadores para resumir as crenças fundamentais do Cristianismo. Esta expressão latina significa: "Graça somente", a ênfase se dava em razão da doutrina católica vigente de que as boas obras ajudariam na salvação do homem.
Durante a Reforma, os líderes protestantes e os teólogos geralmente concordavam que a doutrina da salvação da Igreja Católica Romana seria uma mistura de confiança na graça de Deus e confiança no mérito de suas próprias obras, comportamento este chamado pelos protestantes de sinergismo. A posição reformada é a de que a salvação é inteiramente condicionada a ação da graça de Deus, ou seja, só a graça através da regeneração unicamente promovida pelo Espírito Santo, em conjuto com a obra redentora de Jesus Cristo. Consequentemente, defendem que o homem que é naturalmente pecador - dai as idéias de depravação total do gênero humano; é salvo por única e exclusivamente pela vontade e ação de Deus sobre aquele que ele quer salvar, pois o homem, sem essa ação de Deus, jamais O buscaria por si mesmo: "Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus." (Romanos 3 : 11) Este conceito os antinomiatistas levam ao extremo quando se opõe a seguir qualquer lei.
Sola gratia é diferente de Sola fide porque fé é considerado isoladamente, que só pode ser concedida gratuitamente por Deus a quem Lhe apraz. Esta doutrina está especialmente ligada à Calvinismo, à eleição incondicional, a predestinação decretiva e ao monergismo.
Solus Christus, (As vezes usado na sua forma ablativa Solo Christo), é um dos cinco solas propostos pelos reformistas para resumir as crenças fundamentais do Cristianismo.
Esta expressão latina refere-se ao termo: "salvação somente por Cristo". Os protestantes caracterizavam os dogmas relativo ao Papa como representante de Cristo e chefe da Igreja sobre a terra, o conceito de mérito por obras e a idéia católica de um tesouro vindouro por causa das boas obras como uma negação de que Cristo é o único mediador entre Deus e os homens.
Sola scriptura é uma frase em latim, cujo significado é "somente a Escritura".
Segundo a Reforma (século XVI) é o principio no qual a Bíblia tem primazia antes a Tradição legada pelo magistério quando, os princípios doutrinários entre estas e aquelas forem conflitantes. Na Reforma, não se rejeita a Tradição, ela continua a ser usada como legitimadora para qualquer assunto omitido pela Bíblia.
No movimento considerado históricamente como radical do século XIX, esse principio foi resignificado, passando a ser entendido ao pé da letra, adotando-se a idéia de que a "A Escritura interpreta a própria Escritura.", bem como a que a mesma era "suficiente como única fonte de doutrina e prática cristãs" em todos aspectos. Devido essa resignificação, passou-se a chamar o entendimento anterior reformado de "Prima Scriptura".
A Doutrina da sola fide ou "fé somente" afirma que é exclusivamente baseado na Graça de Deus, através somente da fé daquele que crê, por causa da obra redentora do Senhor Jesus Cristo, que são perdoadas as transgressões da Lei de Deus. Ou seja, afirma que aquele que crê que Jesus é o Cristo, creu porque Deus lhe deu essa graça, e por essa graça, através dessa crença, dessa fé, é salvo dos pecados, e da condenação que receberia por causa dos pecados; pela fé, aquele que crê compreende o sacrifício do Filho de Deus e os méritos, a retidão de Jesus Cristo é aplicada a esse pecador que crê. A posição oposta, afirma que aqueles que crêem recebem perdão baseado apenas em suas boas obras, tal posição é chamada Legalismo.
Historicamente, o conceito de sola fide foi a base para Martinho Lutero desafiar a cobrança de indulgências pela Igreja Católica Romana, e por essa razão é chamada de Princípio Material da Reforma Protestante, enquanto a Doutrina sola scriptura é considerada Princício Formal. É um dos cinco solas da Reforma.
A Reforma Protestante, ainda que afirme que a obediência às Leis de Deus não é necessária para ser perdoado por Deus, não desconsidera as boas obras. Essa obediência é entendida como consequência e não causa de Deus ter outorgado a sua graça.
"Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós." I Pedro 3:13
Qual é a minha razão? Qual o fundamento da minha fé? Sei definir o porquê da minha fé? Sei explicar a esperança que tenho em meu coração? Ela está em minha razão? Ou parece somente como algo irreal, imaginário, sem forças para se concretizar diante dos meus olhos?
São perguntas que faço a mim mesmo e creio que muitos também se perguntam desta forma. Nesta passagem Pedro diz que devemos estar preparados para responder a todo aquele que deseja saber sobre a razão da nossa esperança, da nossa fé. Temos um cérebro e o levamos pra vários lugares, ele absorve várias informações, pois foi feito para isso. A questão é: para onde o temos levado? Diante de quê o temos colocado? Quais informações cruzam em pulsos elétricos a sua massa encefálica?
Qual a razão da sua fé? Por que você serve a Jesus? Por que o chama de Senhor? Devemos avançar da nossa 2ª série de conhecimento espiritual para algo mais profundo, mais vivo, mais racional. O que mais existe no mundo são mentiras e dúvidas. As pessoas querem entender o que está acontecendo no mundo, com elas mesmas, como chegamos até aqui e creio que os cristãos podem ajudar, podem ser resposta para essa geração, pois temos a mente de Cristo, somos embaixadores do Reino de Deus, recipientes onde Deus derramou a verdade. Você pode me explicar a sua fé?
O que falta? Inteligência. Faltam cristãos interessados em aprender mais sobre Deus, aplicados a leitura (principalmente da Bíblia), que pesquisem, usem meios de comunicação como a internet para isso (o Orkut não deixa né?), que andem com pessoas sábias, mas tudo isso em santidade e humildade no coração como diz no início do versículo, senão vira fariseu e deles o mundo está cheio. - Deus, me ajude a ser mais conhecedor de Ti!
Bem, para finalizar deixo outro versículo: "O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído." Provérbios 13:20 Para onde você tem levado o seu cérebro?
Outra canção da Banda "The Glorious Unseen", linda afinal. Expressa as palavras do meu coração. As estrelas sempre me encantaram.
Tonigth The Stars Speak
Esta Noite As Estrelas Falam de Seu infinito amor. E isso serve pra me lembrar Que eu não significo nada afinal, Comparado com Sua glória, Oh Senhor.
Quanto vai demorar até Sua voz falar claramente? Quanto vai demorar até Seus braços me envolverem? Eu clamo, seja minha força quando eu estou fraco, Oh Senhor, tenha misericórdia de mim, por favor.
Meu espírito está indo, mas minha carne é tão fraca. Eu clamo em Seus braços agora. Deus, me garanta a força para descansar em Ti. Eu levanto minhas mãos e clamo
Posto para vocês uma música da banda "TheGloriousUnseen". Realmente são músicas lindas em essência, daquelas que elevam o espírito. Gostei muito desta música abaixo pois retrata exatamente meus pensamentos e o momento que estou vivendo. A tradução segue abaixo do vídeo. Espero que Gostem. Godblessyou!
Forever Holy (Para Sempre Santo) The Glorious Unseen
Deus, Você se levanta quando tudo cai, Você abraça os esquecidos. Eu acho que isso é apenas difícil de acreditar, A graça que você inundou em mim. Eu acho que estou começando a ver, Como Você está trabalhando em mim.
Isso é o que faz minha cabeça girar, Você é Para Sempre Santo. Deus de toda criação, Coloque sua vida em mim. Isso é tão impressionante, Você é Para Sempre Santo. Deus da minha salvação, Me vista da Sua Glória, yeah...
Deus, Você segura quando tudo está quebrando, Você restaura os cansados e famintos. Eu acho que isso é apenas difícil de acreditar, A graça que você inundou em mim. Eu acho que estou começando a ver, Como Você está trabalhando em mim.
Isso é o que faz minha cabeça girar, Você é Para Sempre Santo. Deus de toda criação, Coloque sua vida em mim. Isso é tão impressionante, Você é Para Sempre Santo. Deus da minha salvação, Me vista da Sua Glória, yeah... Me vista da Sua Glória, Me vista da Sua Glória.